Emmais um encontro da política Olho no Olho, diretoria e associados doSecovi-SP receberam, dia 16/7, o presidente da Nossa Caixa, Milton Luizde Melo Santos que, acompanhado de diretores da instituição, fez umaapresentação sobre dados do Banco, com ênfase nas iniciativas voltadasao mercado imobiliário.

O presidente do Secovi-SP, JoãoCrestana acentuou que o forte da Nossa Caixa é o atendimento às pequenase médias empresas, que representam a maioria do setor. ?A Nossa Caixafoi pioneira, por exemplo, na redução da taxa de juros para ofinanciamento, além de enfatizar medidas destinadas à desconcentração derecursos do FGTS?, afirmou.

Lembrou que, no Brasil,oito milhões de pessoas não têm acesso a moradias e que a instituiçãoestadual, sobretudo no governo Serra, tem procurado direcionar análisesna solução do déficit habitacional. E reforçou a importância da união dosetor formal, bancos e governos no combate à ilegalidade e na promoçãode iniciativas como o PHAI ? Plano Habitacional de Integração. “Quaisdesdobramentos podem ter o PHAI, na visão da instituição?”, questionouCrestana.

?Temos procurado colaborar com o governo naredução do déficit, empenhando todos os esforços para imprimir avelocidade necessária para que as pessoas possam obter financiamento emorar próximo de seu emprego?, comentou o presidente da Nossa Caixa.

Ele explicou que, numa primeira etapa do PHAI, oenfoque foi para a identificação de imóveis prontos, com localizaçãoapropriada, perto de unidades da administração estadual (postos desaúde, escola, etc). A iniciativa, disse, foi ampliada também paramunicípios nos quais o governo tem mais proximidade. A outra fasedestina-se à construção de moradias. ?Na medida em que o programa ganharmaior adesão, terá efeito multiplicador, com movimento diferente para aconstrução civil, um dos setores que mais geram empregos economia?,afirmou.

Ressaltou também que toda proposta do setorserá bem acolhida, porque ele, particularmente, tem sensibilidade para aquestão do crédito imobiliário. ?A experiência adquirida ao longo doperíodo em que atuei na Caixa Econômica Federal me ajuda a entender asespecificidades de cada região.?

Além de apresentardados gerais sobre a instituição, Melo Santos falou sobre a evolução docrédito imobiliário, bem como medidas de estímulo e produtosdesenvolvidos pela Nossa Caixa com foco no setor, como redução de juros,operação com FGTS, plano empresário, convênios e parcerias voltadas àampliação de recursos, dentre outros.

E lembrou aindaque a instituição já tem presença garantida na terceira edição do SalãoImobiliário São Paulo, que acontece de 25 a 28 de setembro, no ParqueAnhembi, organizado pelo Secovi-SP em parceria com a ReedExhibitions/Alcântara Machado.

Coordenado pelovice-presidente de Gestão do Secovi-SP, Flavio Prando, evento foiacompanhado por dirigentes do Sindicato, além de representantes deentidades de classe, associados, pelo diretor de Produtos da Nossa CaixaJorge Avila da Silva, e os gerentes Alcestes dos Santos Rebelo Júnior,Mauricio Antonio Rosa e Sidnei Cardoso.