A contribuição das perícias na conformidade dos empreendimentos imobiliários foi tema central do I Encontro Ibape SP, Secovi-SP e SindusCon-SP, iniciativa inédita realizada na sede do Sindicato da Habitação, que também abordou o papel dos peritos e o aprimoramento das relações entre profissionais dos dois segmentos.
Marcos Velletri e Milton Bigucci Jr, integrantes da vice-presidência de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP, participaram da mesa redonda sobre entrega e recebimento de obras de edificações e as ações preventivas e de mitigação de risco desenvolvidas pelas construtoras. “Buscamos a excelência nas relações e sinergia entre os profissionais envolvidos. As incorporadoras precisam de peritos em todas as fases do desenvolvimento de um empreendimento imobiliário, desde a fase de projeto até uso e manutenção”, destacou Bigucci.
Segundo o representante do Secovi-SP, estudos preliminares e vistorias técnicas fornecem informações para tomada de decisão, por exemplo, para prevenção de ruído do entorno do terreno e laudo de vizinhança. Bigucci e Velletri ainda abordaram a importância dos planos de manutenção, que devem estar incluídos no ato da entrega do empreendimento, avaliações periódicas dentro do período de garantia (cinco anos) e a continuidade do plano de manutenção por parte do síndico com inspeções periódicas feitas por peritos.
“A perícia tem muito a colaborar em uma obra, levando dados e subsídios técnicos para a incorporadora tomar decisões. Mas, para isso, o perito precisa de capacitação, como conhecer os diferentes tipos de edificação entre outros requisitos”, afirmou Flávia Zoéga Andreatta Pujadas, coordenadora da Câmara de Perícias do Ibape-SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), na mesa-redonda.
Fábio Villas Boas, representante do SindusCon-SP, abordou as boas práticas das empresas, enfocando o lado da experiência e atendimento às expectativas dos clientes, lembrando que conformidade é pré-requisito. “Os cuidados vão desde o material publicitário no estande de vendas até a vistoria e entrega do empreendimento, sempre prezando pela total transparência nas informações e apoio ao cliente na aquisição e nas demais etapas até a entrega.”
Acesse as apresentações:
- Atualização e revisão da ABNT NBT 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil
- Prevenção: a melhor solução para o desempenho adequado da edificação – Marcos Velletri / Milton Bigucci Jr (Secovi-SP)
- Uso de Perícias como ferramenta para conformidades das edificações – Flavia Pujadas (Ibape-SP)
- Atendimento às Expectativas dos clientes – Fábio Villas Boas (SindusCon-SP)