Está chegando o Carnaval, uma das épocas mais animadas do ano. Reunir os amigos, a família e aproveitar esses momentos é sempre muito proveitoso. Mas o período exige atenção especial.

“Síndicos, moradores e funcionários de condomínios precisam reforçar os cuidados, principalmente quando muitas pessoas viajam, deixando as casas e apartamentos vazios”, afirma a diretora de Administração Condominial da Regional Secovi em Campinas, Kelma Camargo.

Algumas dicas são indispensáveis para que todos possam aproveitar o feriado com tranquilidade. Se houver sistema de segurança interno, é importante testá-lo antes de sair. Outra providência é suspender a entrega de jornais e revistas e pedir para deixar as correspondências na portaria.

Kelma aconselha a não deixar as chaves com pessoas que não sejam do círculo familiar e também não informar a data de retorno aos funcionários do condomínio. O morador pode avisar algum vizinho sobre sua ausência, para que ele fique atento a eventuais irregularidades.

A guarita é o coração do condomínio. A garagem é, igualmente, um dos pontos vulneráveis, uma vez que pesquisas revelam que 80% das invasões em prédios ocorrem por essa entrada. “O controle dessas áreas demanda aparato eletrônico, sem esquecer áreas comuns, muros e arredores.”

Além dos cuidados já citados, a segurança integrada também pode ser um diferencial. Nesse caso, dois ou mais condomínios vizinhos fazem uma parceria em que ambos se monitoram. Se o porteiro de um dos condomínios estiver impossibilitado de acionar esquemas de segurança, o porteiro do edifício ao lado ou próximo poderá fazê-lo, por meio de circuitos de TV.