Secovi-SP prioriza o debate entre setores envolvidos e avalia tecnicamente portaria sobre o tema que se encontra em consulta pública
Atentos à segurança contra incêndios, Secovi-SP, SindusCon-SP e Abrainc têm se reunido para definir estratégias em relação à Portaria nº CCB-001/800/2024, do Corpo de Bombeiros de São Paulo, que propõe diretrizes para “Ocupações com pontos de recarga para veículos elétricos”.
A Portaria, ainda em fase de consulta pública, demanda atenção do setor, que busca alinhar procedimentos e garantir a segurança nessas instalações. Reconhecendo a relevância do tema, o Secovi-SP integra grupo de trabalho para avaliar tecnicamente a questão e orientar os envolvidos.
Orientações preliminares foram compartilhadas com administradoras de imóveis e condomínios. Edificações em fase de planejamento ou reforma para a instalação de pontos de recarga, a recomendação é aguardar a conclusão da regulamentação técnica.
A busca por soluções seguras e eficientes para a integração de veículos elétricos nas cidades é um desafio coletivo que demanda colaboração e atenção constante. O diálogo entre os setores envolvidos é fundamental para garantir avanços nesse sentido.
Na última segunda-feira, 15/4, o Secovi-SP sediou encontro com representantes da indústria automobilística (ABVE e Anfavea), montadoras e empresas especializadas em carregadores de veículos elétricos, ABNT/CB-024 – Comitê Brasileiro de Segurança contra Incêndio, Abrainc e SindusCon-SP. Novos encontros estão planejados, inclusive com a participação do Corpo de Bombeiros.
As entidades estão atentas ao desenrolar desse importante tema, acompanhando as novidades e buscando soluções que garantam a segurança e a eficiência na implementação de estações de recarga para veículos elétricos nas edificações.