A Semana de Imersão Imobiliária realizada pelo Secovi-SP e a Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP – Escola de Administração de Empresas de São Paulo) começou no dia 4/4 e se encerrou em 8/4.
Os 30 alunos de Administração de Empresas, Direito e Economia da Fundação Getúlio Vargas acompanharam aulas teóricas e práticas em período integral, na sede do Secovi-SP, e participaram de visitas monitoradas a empreendimentos, empresas e hub de tecnologia e informação.
Na abertura do curso, Ely Wertheim, presidente executivo CEO do Secovi-SP, apresentou o ciclo do empreendimento imobiliário. O economista-chefe da entidade, Celso Petrucci, traçou o panorama do mercado imobiliário residencial nos dois últimos anos, além de apresentar as perspectivas para 2022.
O presidente do Ibradim (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Imobiliário), Olivar Vitale – também instrutor da UniSecovi e membro do Conselho Jurídico do Secovi-SP -, ministrou aula sobre Direito Imobiliário. Rossano Nonino, que é diretor de Fundos e Securitização Imobiliária do Secovi-SP, sócio e diretor executivo da Ourinvest Real Estate, fez análise, sob o ponto de vista do gestor, de um projeto de desenvolvimento imobiliário residencial.
O professor Marcio Gabrielli, da FGV, ficou com a responabilidade de acompanhar os alunos no desenvolvimento de trabalho final desta primeira turma.
Dentre as inúmeras atividades, os alunos realizaram visita técnica no plantão de vendas do Ária Higienópolis, empreendimento da Tegra Incorporadora. O CEO da empresa, Ubirajara Freitas, também vice-presidente de Estratégias de Mercado do Secovi-SP, e Thiago Castro, diretor de vendas, destacaram as inúmeras fases de desenvolvimento de um projeto imobiliário até o seu lançamento.
Os estudantes puderam entender um pouco sobre o desenvolvimento imobiliário e sua influência nas cidades em aula ministrada pelo vice-presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, e tambám da atividade de loteamento, que foi explicada pelo especialista Caio Portugal, presidente da Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento do Estado de São Paulo), que destacou a capacidade de o mercado e o planejamento urbano caminharem juntos.
Visitas técnicas – Os alunos visitaram a sede da CBRE e Adriano Sartori, vice-presidente da empresa e de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, apresentou as diversas etapas que compõem um ciclo do mercado imobiliário, como avaliação, análise de viabilidade fisico-financeira e comercialização (compra e venda de ativos não residenciais).
Eles estiveram, ainda, na Lello Administração de imóveis e puderam acompanhar palestra da diretora da empresa Moira Toledo, também vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi. No hub LelloLab, Moira tratou de empreendedorismo e inovação com Rodrigo Abrahão, do Secovi-SP, que já havia feito dobradinha em aula com Márcia Taques, diretora do Secovi-SP e da Urbi Empreendimentos Imobiliários.
Esta parceria de sucesso entre Secovi-SP e Fundação Getúlio Vargas visa a promoção de educação como prática de qualidade, para que estudantes desenvolvam habilidades para a elaboração de projetos estratégicos e eficazes e, assim, transformar pessoas e cidades.