?Missão cumprida?. É assim que o presidente do Secovi-SP, JoãoCrestana, resume a Semana Imobiliária, realizada de 24 a 28/09, em SãoPaulo. Integrada pelo Prêmio Master (que reuniu público recorde de 1.800pessoas), o Salão Imobiliário São Paulo (Sisp) e a Convenção Secovi -números em fechamento -, a iniciativa atendeu aos objetivos propostos dereconhecer as boas práticas do setor, dinamizar a comercialização deimóveis e promover a difusão de conhecimentos e networking estratégicopara ampliar os horizontes dos profissionais do mercado.
A abertura da 5ª Convenção Secovi 2008 ? nesta edição realizada emconjunto com a Reed Exhibitions Alcantara Machado (parceira do Sindicatona organização do SISP) contou com a participação de diversasautoridades: Lair Krähenbühl, secretário estadual da Habitação(representando o governador José Serra); Linamara Rizzo Battistella,secretária estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Orlando deAlmeida Filho e Eduardo Jorge, respectivamente, secretários municipaisda Habitação e do Meio Ambiente; e o senador da República, Romeu Tuma.Além destes, os presidentes da NAR, Charles McMillan, do IREM, PamelaMonroe, e da Fiabci Mundial, Luiz Fernando Correa-Bahamon.
João Crestana destacou os grandes temas da Convenção – o futuro domercado, a nova classe média e a sustentabilidade. Para ele, a crisemundial não vai afetar significativamente o mercado imobiliárionacional, pois os fundamentos do País em termos macroeconômicos e demarco regulatório para as operações de financiamento habitacional estãoconsolidados. ?O mercado vai continuar crescendo, ainda que não à taxade 30% ao ano, como verificado ultimamente, mas em torno de 15% a 20%?,disse.
Em seus depoimentos, todos os integrantes damesa destacaram o bom desempenho do mercado imobiliário brasileiro e,especialmente, a possibilidade de se atender às famílias de menor renda.
No tocante à sustentabilidade, o posicionamento foiigualmente unânime. ?Estamos consumindo as cidades sem maior preocupaçãoem deixá-las para as próximas gerações. Precisamos nos esforçar para quenossos filhos e netos tenham direito a elas?, sentenciou Bahamon,presidente da Fiabci Mundial.
A Convenção foi palco doanúncio de importante medida do governador José Serra. Naquela data(25/9), foi assinado decreto instituindo o desenho universal para asmoradias populares, cujos projetos passam a contemplar todos os quesitosde acessibilidade para portadores de deficiências, idosos, etc. Noestande da CDHU no Sisp, este e outros aspectos importantes focados nasustentabilidade foram apresentados. ?O governo tem de dar o exemplopara formar cultura?, afirmou o secretário Krähenbühl.
Durante três dias, 52 palestrantes ? incluindo diversos convidadosdo Exterior, como a ambientalista Alexandra Cousteau -, focalizaraminúmeros temas relacionados à cadeia imobiliária. ?Temos certeza que aConvenção Secovi 2008 marcou o compromisso do setor imobiliário comvalores inexoráveis, como é o caso da sustentabilidade, e pelosensinamentos transmitidos contribuirá decisivamente para uma mudança deatitude por parte de todos os que atuam na área e mesmo osconsumidores?, resumiu Crestana.
Na próxima Coluna Secovi, o recadoda ambientalista Alexandra Cousteau e outros palestrantes convidados.