Representantes de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, SãoPaulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal se reuniram dia 2 deabril, em São Paulo, para iniciar as discussões sobre a unificação dosdados estatísticos do mercado imobiliário, a fim de mapear as condiçõesoperacionais e de atuação nacional do setor.
Todos osdirigentes dos estados presentes à reunião da Comissão da IndústriaImobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CII/CBIC)já realizam pesquisas regionais, cujas metodologias são diferenciadas.?Esses estudos são essenciais para a análise e avaliação das tendênciasdo segmento e de seus impactos nas políticas econômica e social do país.Apesar de amostrais, as pesquisas são representativas e excelentesfontes de divulgação do setor. Padronizando as metodologias, teremos aradiografia do mercado imobiliário e, dessa forma, poderemos colaborarcom mais eficácia na elaboração de políticas públicas e dar maiorsegurança aos investidores nacionais e internacionais?, avalia opresidente da CII, João Crestana.
Durante a reunião,foram apresentadas as diferentes metodologias utilizadas e o mesmo grupovoltará a se reunir dia 16 de abril, em São Paulo, para iniciar ostrabalhos de unificação e padronização dos dados de mercado. Todas asentidades associadas à CBIC que realizam pesquisas regionais e queiramintegrar o GT devem entrar em contato com a secretária Eunice Miranda,eunice@secovi.com.br ou (11) 5591-1228.