A disposição, a animação e o espírito de solidariedade dos voluntários que participaram da Carreata do Agasalho aqueceram a manhã fria do último domingo, dia 5 de julho. A ação integrou a Campanha Pé Quente São Paulo do Ampliar, programa de profissionalização de jovens e adolescentes em situação de risco social, com o apoio logístico do Secovi-SP. 

Mais de 80 pessoas, entre colaboradores do Secovi-SP e seus familiares, membros do Ampliar e do programa de voluntariado Energia do Bem da AES Eletropaulo, participaram da atividade, que teve início às 9 horas, na sede do Secovi-SP, local da concentração para a carreata. 

A presidente do Ampliar, Maria Helena Mauad, aproveitou para agradecer a todos os presentes e reiterar os cuidados com a segurança, principalmente das crianças. Ela informou que mais uma vez a AES Eletropaulo disponibilizou um veículo especial e dois eletricistas – Jonatas Viana e Marcelo Simões – encarregados de retirar as peças que, eventualmente, ficassem presas em fios da rede elétrica, já que muitos moradores arremessam suas doações pela janela.

Depois da tradicional foto em frente ao prédio do Secovi-SP, os voluntários seguiram de ônibus até a Alameda Jaú. Lá, teve início o percurso pelas ruas dos Jardins e de Cerqueira Cesar, acompanhado de carro de som cedido pelo Sintracon-SP.

Com os termômetros marcando entre 10º e 13º graus, o grupo manteve o astral e comemorava a cada peça entregue. Nos microfones, a animação ficou por conta do Roberto Ravagnani e Felipe Melo, da ONG Canto Cidadão, e Eduardo Navarro, do Energia do Bem. Durante todo o percurso da carreata, eles convidaram todos a participarem e agradeceram as doações de moradores e funcionários dos condomínios. Liderados pela diretora do Secovi-SP, Roberta Bigucci – fantasiada de palhaça –, voluntários da Big Riso também agregaram alegria e descontração à iniciativa.

O presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes, e sua esposa Mara, também se juntaram ao grupo. “É bom ajudar. É gratificante saber que uma atitude, por mais simples que seja, proporciona grandes resultados. O Ampliar, por meio dessa campanha, oferece a todos essa oportunidade de colaborar com os mais necessitados, disseminar a consciência quanto ao nosso compromisso de sempre estender a mão a quem precisa de auxílio”, declarou Bernardes.

Solidariedade – O empresário Marco Antônio de Souza, proprietário da Souza e Reis Gestão Recursos Imobiliários, acompanhado pela esposa Cristiane e a filha Giovana, trouxe a sua caminhonete cheia de donativos arrecadados nos 45 condomínios que administra – a maioria na região de Pirituba/Jaraguá. “Este ano, a arrecadação superou nossa expectativa. Acredito que conseguimos mais de 3 mil peças”, comemorou Marco Antônio.

Avisados, previamente, por meio de folhetos entregues pelos colaboradores do Ampliar, muitos moradores deixaram os donativos na portaria, e outros fizeram questão de entregar pessoalmente. Foi o caso da dona-de-casa Rosa Maria, moradora de um edifício na Rua Joaquim Eugênio de Lima. “É muito bom ajudar e saber que essas doações vão aquecer alguém”, afirmou. O engenheiro Charles Nader, morador da Alameda Campinas, também fez sua doação. “Moro há muitos anos no bairro e conheço bem a campanha. Sei que nessa época do mês a carreata passa por aqui e já deixo tudo separado”, contou.

Veterana, a funcionária do Secovi-SP, Audenair Santos, participou pela 10ª vez da carreata, acompanhada dos filhos Carol, 18 anos, e Pedro, 15 anos. “Meus filhos me acompanham desde pequenos. Faço questão de trazê-los. Com o tempo, eles passaram a entender que para ajudar alguém não é preciso esperar nada em troca. E essa campanha é uma ação muito gratificante”, afirmou.

Namorada do locutor Felipe Melo, Priscila Schimdt foi à carreta acompanhada por Banzai, um Golden Retriever de 3 anos, que fez todo o percurso sem reclamar. “Ele adorou. Ficou super animado”, disse a jovem.

Ao longo do caminho, todos os donativos foram armazenados no caminhão da Granero e, posteriormente, descarregados na sede do Secovi-SP. As peças serão separadas e encaminhadas a instituições beneficentes cadastradas no Ampliar.

Entre os voluntários, destaque para a participação de Sergio Mauad, ex-presidente e conselheiro do Ampliar; e Elisabeth Freitas, conselheira do Ampliar. A Carreata do Agasalho do Ampliar contou com o apoio do Secovi-SP, Sintracon-SP, AES Eletropaulo, Big Riso, Rebouças Transportes e Locadora, Granero, Canto Cidadão, Padaria Ilhamar, Castor Alimentos, Souza e Reis, CET e Polícia Militar do Estado de São Paulo.