Sofisticaçao é a marca do edifício Santos-Augusta

Duas visitas técnicas abriram as atividades da Convenção Secovi 2018 no domingo, 26/8, sob coordenação do grupo de Novos Empreendedores do Sindicato da Habitação (Secovi NE). Cerca de 45 pessoas participaram.

O roteiro teve início com a visita ao Edifício Santos Augusta (Alameda Santos, 2.159 – Jardim Paulista – São Paulo). Marcado pela sua sofisticação e arquitetura moderna – com projeto do renomado Isay Weinfeld – e com localização privilegiada a uma quadra da Avenida Paulista e atrás do Conjunto Nacional, com dois meses de inauguração, 80% de sua área já estava locada.

O prédio é um triplo A de uso misto comercial incorporado pela Reud e construído pela Bueno Neto. Além dos quase 7 mil m2 locáveis, distribuídos em 18 andares e 6 subsolos de garagem, o imóvel ainda abriga um teatro com capacidade para 250 pessoas (em fase de conclusão), restaurante Casemiro by Tatine, e um lobby lounge com café no piso térreo bastante convidativo, aberto e integrado à  calçada.

A sofisticação vem desde a tonalidade de cinza desenvolvida especialmente para o empreendimento, que acompanha desde a pedra usada na fachada – que remete a blocos empilhados – até detalhes internos. O Santos Augusta tem pré-certificação LEED Gold, com arquitetura privilegiando uso da iluminação natural, reaproveitamento da água de chuva e de dreno de ar-condicionado, bicicletário com vestiário e carregador para carro elétrico.

A sede do Mercado Livre, a Melicidade (Av. das Nações Unidas, 3003 – Osasco), é o resultado de um retrofit feito em um ano de um antigo galpão metalúrgico com 17 mil m2 de área construída em uma área total de 33 mil m2. O espaço moderno congrega 140 salas de reunião e auditório com lotação de 200 pessoas, onde acontecem mais de 20 eventos por mês, que podem ser usados não apenas por funcionários como por parceiros e clientes. Para os colaboradores estão reservados diversos espaços de descompressão, com redes, pufes, sofás, televisões etc em “ilhas” ao longo das estações de trabalho, além do MeliMall, galpão com academia, restaurante, consultórios médicos, massoterapia, nutricionista, esmalteria e quadra poliesportiva.

Sustentabilidade está por todos os lados. Encontram-se estações de descarte de lixo orgânico e reciclável por todo o complexo e os 12 mil kg de resíduos alimentares, oriundos do restaurante e café, vão para uma composteira que transforma em adubo orgânico que beneficia 20 agricultores de Osasco. Para 2019, os planos são de dobrar a capacidade da composteira.

Antigo galpão metarlúrgico passou por retrofit para sediar o Mercado Livre

Clarabóias e aberturas de mais janelas permite uso de luz natural, 1.800 placas fotovoltaicas e 2.500 lâmpadas led colaboram para redução de 34% da conta de luz. O espaço adota paralelepípedos, que absorvem melhor água de chuva, e as mais de 100 torneiras dos 28 banheiros usam temporizadores.

A empresa incentiva a adoção de transporte público, disponibilizando o “MeliBus”, um shuttle que leva e trás funcionários da sede para duas estações de trem na Marginal. Para os que optam por usar o carro, uma vez por semana assumem o compromisso de ir ao trabalho de transporte público ou de carona, usando um sistema interno de compartilhamento. Além disso, ainda há esquema de home office.

A Convenção Secovi tem o patrocínio da Atlas Schindler, Intelbras, Porto Seguro, Apemip, OLX e SegImob. 

Acesse aqui as apresentações do evento.

Confira as fotos das visitas técnicas em nosso flickr: Santos-Augusta e Mercado Livre – Melicidade.