Oscoordenadores regionais das zonas Leste e Sul, respectivamente, RoseliHernandez e Marco Dal Maso, participaram da plenária setorial deComercialização e Marketing, realizada em 23 de junho, durante a qual aRede Secovi de Imóveis esteve em destaque também na apresentação dogestor Marcos Kano, que apresentou as novidades, os projetos e a gestãoprofissional.

O evento contou ainda com a presença deJoaquim Ribeiro, diretor regional do Secovi em São José do Rio Preto evice-presidente da Fenaci ? Federação Nacional dos Corretores deImóveis, que relatou a experiência e o sucesso da Rede de Imóveis local.

Sob a coordenação de Antonio Conde, diretor de FormaçãoProfissional da vice-presidência e membro da Rede Secovi de Imóveis, opainel contou com importantes depoimentos sobre este moderno sistema defazer negócios. “O momento favorável do mercado é grande facilitadorpara essa atividade. São muitas parcerias, com perspectivas de migraçãotambém para o mercado internacional”, disse, citando a aproximação com aentidade americana Ramb – Realtor Association of Greater Miami andthe Beaches/, ligada à NAR. A taxa de retorno no Brasil é maior queem outros países, daí interesse de diversos mercados estrangeiros pelosprodutos imobiliários brasileiros, conforme explicou.

Mais vantagens – Conde destacou ainda a tecnologia com diferencialutilizado hoje pela Rede, que dispõe de sistema que possibilita àassociada trabalhar com sua própria estrutura (seja da imobiliária ou deoutro ponto), sem custo fixo, já que a base de dados pode ser acessadade qualquer local.

?A Rede Secovi proporcionou grandesbenefícios, muita coisa boa para as imobiliárias e o mercado em geral.Tivemos de melhorar. Mas o trabalho integrado trouxe a oportunidade dediscutirmos o mercado, de organizá-lo, de treinar nossos profissionais ede ampliarmos nossos negócios?, observou Roseli Hernandes, coordenadorada zona Leste. Para ela, o mercado de imóveis de terceiros ainda precisamelhorar, mas já avançou consideravelmente desde que as empresaspassaram atuar em parceria por meio da Rede Secovi de Imóveis.

Marco Dal Maso, coordenador da zona Sul, fez coro àimportância do treinamento dos profissionais, resultado, entre outrosbenefícios, em tratamento diferenciado ao cliente. Ainda, disse que,hoje, há um mercado de 40% que não está nas imobiliárias, ou seja, éinformal. Por meio da exclusividade, ele acredita que essa fatia voltaráaos poucos para o mercado formal. ?Queremos quebrar paradigmas. E fazerdois negócios em vez de um.?

A união, por meio da RedeSecovi, permitiu às empresas acessar novas tecnologias e reduzir custos.Além da possibilidade de conhecer concorrentes, que se tornam parceiros,melhorando o nível de captação e ampliando as opções para atenderclientes.

Sozinho ninguém prospera

ParaJoaquim Ribeiro, a aproximação das empresas e o trabalho conjunto éimportante no sentido de promover uma concorrência saudável, comestímulo aos corretores, gerentes e equipes. Na região de São José doRio Preto, segundo ele, o sistema vem ganhando força e conquistandomuitas parcerias de peso, com resultados extremamente benéficos para asassociadas. ?Colocamos rodas nos imóveis; só falta dar velocidade decruzeiro?, brincou.

Na oportunidade, profissionais eempresários do setor acompanharam também interessantes apresentaçõessobre o atual cenário do mercado, com destaque para o segmento deimóveis econômicos, o comportamento do mercado de novos na capital, alémde análise sobre os efeitos do Programa Minha Casa, Minha Vida.