O conceito de sustentabilidade, que será o mote da terceira edição da Feira Secovi Condomínios, começou a ser disseminado a partir dos anos 1990, tendo como ponto de partida a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92 ou Cúpula da Terra, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. Na ocasião foi discutido e aprovado o documento “Nosso Futuro Comum”, elaborado em 1982 pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, das Nações Unidas. Na síntese, o documento recomenda a utilização dos recursos naturais de tal maneira que satisfaçam nossas necessidades e as das nossas gerações (filhos e netos). Nesse sentido, no que diz respeito aos condomínios, iniciaram-se campanhas por usos racionais de água, energia elétrica, gás e, mais recentemente, uma ênfase maior à coleta seletiva de lixo.
A junção desses conceitos passou a influenciar os projetos de empreendimentos e a adaptação de alguns já existentes, dando origem ao selo verde, certificação usada pelos Estados Unidos desde 2000, quando foi criado o Green Building Council (Conselho da Construção Verde, ou GBC, na sigla em inglês), uma parceria público-privada que lançou o sistema de pontuação válido internacionalmente Leadership in Energy and Environmental Design – Leed, sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental. O GBC analisa fatores como local da obra e uso de água e energia para certificar os edifícios.
O conceito de construção sustentável, por sua vez, surgiu com a crise do petróleo nos anos 70, quando os altos preços da energia levaram à busca por sistemas alternativos e mais baratos, como a geração própria. Nessa época, os primeiros prédios verdes foram construídos na Holanda, na Alemanha e nos países nórdicos.
No Brasil, o GBC passou a certificar edifícios a partir de janeiro de 2007, tendo atualmente como prédio certificado o de uma agência do banco ABN Amro Real, localizada em Cotia, na Grande São Paulo. Entre outras características sustentáveis, a agência armazena energia solar durante o dia e a transforma em iluminação elétrica das áreas de auto-atendimento à noite. Outros três prédios verdes devem ficar prontos no Brasil ainda neste ano. Um no Rio de Janeiro e dois em São Paulo. Também desde janeiro passado, uma lei estadual paulista obriga a instalação de sistemas para retenção da água da chuva em construções com grandes áreas impermeabilizadas, uma das características clássicas dos prédios verdes.
Sem retorno – A sustentabilidade nos condomínios deve atender os quesitos econômico, ambiental e social. Na trilha desse conceito verde que veio para ficar, a terceira edição da Feira Secovi Condomínios, maior evento do gênero na América Latina e que promete agitar São Paulo nos próximos 29 e 30/11 e 1º/12, traz como principal tema a sustentabilidade nos condomínios e loteamentos fechados.
“Há anos o Secovi-SP faz campanhas e orienta sobre o uso racional de água e energia nos condomínios, tendo editado os manuais do Uso Racional da Água e de Energia Elétrica e, agora, lançará na Feira o Manual do Gás Natural Canalizado e a versão atualizada do Manual de Coleta Seletiva”, declara o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato, Hubert Gebara, para quem os recursos que geram economia, benefício ao meio ambiente e à comunidade são diferenciais para a decisão na hora da compra do imóvel.
“Os condomínios ecologicamente corretos já agregam valor, enquanto a tendência é de os prédios convencionais se desvalorizarem”, aposta Gebara. O tema em questão pautará o Fórum Permanente de Gestão Ambiental, que integra a programação de palestras e fóruns dirigidos aos síndicos, administradoras, associações em loteamentos fechados, profissionais direta ou indiretamente ligados ao setor e os próprios condôminos.
“A Feira tem se aprimorado a cada ano e acompanha a evolução do mercado. Mais do que isso, é nesse evento que os profissionais se pautam para as tendências e inovações tecnológicas, de produtos e serviços. Todos podem visitar o evento e usufruir dos cursos e palestras, gratuitamente, inclusive, os transportes com vans, que saem do Metrô Jabaquara (rua Nelson Fernandes), e as caravanas organizadas pelas regionais do Secovi, no Interior do Estado”, afirma Gebara.
Segundo o presidente do Grupo Cipa, José Roberto Sevieri, organizador do evento “nos três dias são aguardadas 10 mil pessoas, entre síndicos, condôminos e profissionais dos setores envolvidos, nos seis mil metros quadrados, que abrigarão pelo menos 120 estandes, salas de palestras e fóruns e os espaços em que ocorrerão as cerimônias do Prêmio Secovi Condomínios e o 16º Encontro Secovi de Síndicos do Estado de São Paulo”.
A Feira acontece no Centro de Exposições Imigrantes, na Rodovia Imigrantes, km 1,5, zona sul da capital (5ª e 6ª feira das 13h às 20 horas, e sábado das 10 às 17 horas). Informações sobre eventos paralelos à Feira pelo call center do Secovi-SP (11) 5591-1304 a 1307. Demais informações sobre credenciamento, crachá antecipado, hospedagem, planta da feira e horários, acesse www.feirasecovi.com.br ou ligue (11) 5585-4355, no Grupo Cipa.
Como nos anos anteriores, a Feira será um posto de coleta da Campanha do Brinquedo do Ampliar em prol de um Natal feliz para crianças de comunidades carentes de São Paulo. Participe levando sua doação – brinquedos novos ou usados, em bom estado – e deposite-a na caixa disponível na entrada do pavilhão. A Feira tem patrocínio de Atlas Schindler, Bradesco, Comgás, Sabesp, Santander e Sodexho.