Para que um condomínio seja considerado sustentável é preciso queele atenda os conceitos econômico, ambiental e social. O assunto foidebatido pelo presidente da Sustentax Engenharia de Sustentabilidade,Newton Figueiredo, durante a palestra ?Sustentabilidade nosCondomínios?, na manhã do terceiro dia da Convenção Secovi, que acontecede 27 a 30/9, no Parque Anhembi, na Capital Paulista.

?Atendência do mercado é adquirir produtos com responsabilidade sócioambiental. O resultado é maior valor no investimento?, considerou oespecialista, ao estimar que, em breve, empreendimentos não sustentáveisserão considerados de segunda categoria. Segundo Figueiredo, na Américado Sul há um empreendimento certificado como sustentável e de 40 a 50prédios rumo à certificação. ?O custo de uma certificação ? que seguemodelo americano – para condomínios é de, aproximadamente, R$ 10 mil aR$ 15 mil mensais durante o projeto, que dura de acordo com a estruturado empreendimento?, informou o empresário, que prevê regras nacionais decertificação nos próximos dois anos.

?Os recursos que gerameconomia, benefício ao meio ambiente e à comunidade são diferenciaispara a decisão na hora da compra?, observou o vice-presidente deAdministração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP e coordenador dopainel, Hubert Gebara. ?O importante é que o Sindicato, como instituiçãoe os especialistas nesse setor de sustentabilidade, sejamosmultiplicadores, no sentido de atuar de acordo com os conceitos edisseminar as informações?, concluiu Gebara.

A SemanaImobiliária que teve início em 26/9, com a entrega do Prêmio Master,continua nesta sexta com a Convenção, das 10h às 17h30, com solenidadede posse da nova diretoria do Secovi-SP a partir das 18h30; sábado, das10h às 13h45; e domingo ? visitas técnicas -, das 9h às 14 horas. O Sispestará aberto a visitações neste 28/9, das 12h às 21 horas, sábado edomingo, das 10h às 21 horas.

Encerra a Semana Imobiliária oAmpliar Golfe, evento voltado a empresários praticantes dessa modalidadeesportiva, também com clínica para não praticantes, das 8h às 17 horas,na Fazenda da Grama, em Itupeva/SP.