Conceitos ecologicamente corretos já fazem parte da realidade dos condomínios brasileiros, os chamados prédios verdes. No Fórum Permanente de Gestão Ambiental, realizado no primeiro dia da Feira Secovi Condomínios (29/11), especialistas apresentaram soluções práticas que atendem os preceitos ambiental, social e econômico – tripé base para a sustentabilidade em condomínios.
Coordenado por Thomaz Catunda, diretor executivo da CB Richard Ellis, o painel enfocou temas como coleta seletiva, uso racional de água, gás e energia. Newnton Figueiredo, da Sustentax, falou sobre a importância do Selo Verde (Green Building) e como os condomínios podem recebê-los.
Segundo ele, “condomínios sustentáveis são aqueles que, harmonizados com o meio ambiente e com a comunidade de sua influência, proporcionam o melhor retorno para seus investidores e proprietários e menores custos e melhor saúde, conforto e produtividade para seus ocupantes”, afirmou, relacionando os quesitos obrigatórios para a obtenção do Selo Verde.
Reciclagem – Em seguida, a educadora ambiental Damaris de Souza Peres falou sobre resíduos sólidos e a importância da coletiva seletiva nos condomínios. “Tudo é reciclável. Se houver dúvida sobre algum material, recicle. Pois, seguramente ele será reaproveitado”, indicou.
Diretor da EDH Ecologia e Desenvolvimento Humano, Cheda Name Saad contou como é o trabalho de coleta seletiva desenvolvido pela ONG desde 1999, em Campinas. “Reúnam os condomínios, formem uma associação e aproveitem todos os materiais recicláveis. Com certeza será um sucesso. É preciso cumprir a nossa missão em relação à reciclagem”, aconselhou.
Consumo de água – Em sua exposição, o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, afirmou que a sustentabilidade é o ponto central do trabalho desenvolvido pela concessionária. “A Sabesp busca oferecer ao mercado um pacote de ações para soluções ambientais para que os condomínios sejam ambientalmente sustentáveis”.
Ele enfatizou os benefícios de produtos já oferecidos pela empresa como o Pura, água de reúso, Prend, contrato de demanda firme, telemedição, além da proposta de medição individualizada, que foi apresentada em detalhes durante o painel “Individualização de água” (leia matéria, acessando o link abaixo).
Ainda segundo o presidente, a sustentabilidade dos condomínios precisará das soluções tecnologias oferecidas pela Sabesp, mas o investimento nestas melhorias só trará todos os resultados esperados com o comprometimento dos empregados dos imóveis. “É preciso, desde já, que uma mudança comportamental aconteça. Estamos dispostos a trabalhar em parceria para que isto ocorra de forma sólida e permanente”, afirmou.
Após o encerramento da apresentação de Gesner, o vice-presidente de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara, disse que “o relacionamento entre Sindicato e Sabesp mudou completamente nesta nova gestão da Sabesp. Nós sentimos a intenção de solução dos problemas e estamos dispostos a colaborar com a Sabesp”, finalizou Gebara.
A Feira Secovi Condomínios, o maior evento do gênero da América Latina, vai até sábado(1º/12), no Centro de Exposições Imigrantes (Rodovia Imigrantes, Km 1,5), na zona sul da capital paulista.