
A consultora, professora e especialista em inovação em negócios Martha Gabriel abriu a programação da tarde do primeiro dia do Enacon 2018, com a palestra Estratégias para a transformação digital.
Aplicando os conceitos do mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo) no universo condominial – administração e vida coletiva –, a palestrante falou sobre a urgente necessidade de transformação cultural e adoção de uma mentalidade digital para lidar com a nova realidade, seja na oferta de serviços, seja no exercício da vida comunitária. “No condomínio, o que um faz, afeta o outro. Isso é complexidade. E não há caminho na complexidade sem cooperação”, disse Martha Gabriel.
“A Era do Co – coworking, coliving, cokitchen, colaundry – envolve muito mais pessoas e precisa de cooperação, colaboração, participação e tolerância para fazer uma nova forma de gestão”, falou a especialista, citando algumas questões polêmicas pulsantes em condomínios, como locação de quarto ou unidades inteiras via Airbnb ou venda de itens em plataformas de e-commerce em que a portaria ganharia papéis não previstos nos regulamentos de até então.
“Avalie detalhadamente o seu negócio a partir dos 3 P´s – produto, processo e pessoas – para ter mais eficiência e produtividade, buscando atender o que os seus clientes querem e precisam”, orientou, reforçando que se diferencia quem oferece a melhor experiência. “Produtos e serviços devem ser coadjuvantes da experiência.”
Uma exposição de produtos e serviços para o segmento condominial completou a programação do Enacon, que contou com o patrocínio de Bradeco, Atlas Schindler, Comgas, Itilligence, Fortnox, Leroy Merlin, Vivo, Vila Velha, Intelbras, Carboroil, Empresta Capital, Graber, Grupo GBS, Group Software e Techem.