O coordenador do NE – Novos Empreendedores do Secovis-SP, Antonio Gonçalves, participou do Fórum de Jovens Empreendedores (FJE) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), na última quarta-feira (25/6), na sede da entidade.

O evento teve como objetivo discutir possíveis soluções para o trânsito e para a falta de planejamento urbano. O consultor em engenharia urbana, transporte e desenvolvimento urbano e rural, Luiz Célio Bottura, disse que para melhorar a qualidade de vida na Capital “é preciso equilibrar o ônus e o bônus”.

Para Gonçalves, uma forma de solucionar muitos problemas na cidade é estimular os empreendedores a acreditar mais na cidade, a investir em determinados bairros. “Criar infra-estrutura nos bairros, gerando empregos, evitaria o deslocamento dos moradores para outras regiões e reduziria vários problemas, entre eles o do trânsito.

A opinião de Gonçalves é compartilhada por Antonio Carlos Pela, da Comissão de Política Urbana da ACSP. “O que falta na cidade é planejamento. Investir promoveria o crescimento dos bairros, fixando as pessoas em suas regiões e fazendo com que tenham mais qualidade de vida, ficando menos tempo no trânsito”, disse.

O coordenador do FJE, Genys Alves Junior, pontuou alguns itens para solucionar problemas e melhorar a qualidade de vida na cidade. Entre eles constam mudanças na legislação, investimento na educação, planejamento, aumento da fiscalização, aprovação de licença provisória para estabelecimentos comerciais e incentivo para as edificações multifuncionais, com residências, transporte público de fácil acesso e comércio. “Além disso, seria bom formar centros de discussão comunitários, nos quais a população do bairro decidisse se uma empresa pode ou não ser instalada no bairro”.

Contra CSS – Alves Junior aproveitou para afirmar que o FJE é totalmente contra a possível cobrança da CSS (Contribuição Social para a Saúde). “Fomos contra a CPMF e estamos nos articulando e mobilizando para lutar contra mais esse imposto”, disse. O evento contou com a presença do presidente da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), Marcelo Azevedo dos Santos.