Os recentes casos de furto e roubo em São José do Rio Preto foram assunto e ganharam destaque na imprensa. Um dos fatos que mais chamou a atenção envolve condomínios na microrregião, como em Mirassol. Em todos os casos neste tipo de empreendimento, há diversos equipamentos de segurança.

Na opinião de Alessandro Nadruz, diretor regional do Secovi em São José do Rio Preto, o investimento precisa ir além das máquinas. “Por melhores que sejam, os equipamentos tecnológicos precisam de excelentes operadores para evitar que falhas ocorram. Por isso, o treinamento dos colaboradores é fundamental para evitar furtos e roubos”, explica.

Outro fator importante para os moradores é zelar pela residência mesmo com todos os equipamentos de segurança que um condomínio possui, acrescenta Nadruz. “Manter a casa fechada, avisar pessoas de confiança, pedir para um parente ou vizinho sempre olhar, deixar objetos de valor bem guardados, cortinas nas janelas, são alguns detalhes que colaboram na segurança”, diz. “É importante também alertar zelador e portaria sobre não estar em casa quando viajar, por exemplo. Assim, o cuidado é maior”, completa.