Na manhã do primeiro dia da Convenção Secovi, na segunda-feira, 22/8, na Arena de Inovação, Cristina Della Penna, CEO e fundadora da DataLand, apresentou uma nova plataforma de desenvolvimento imobiliário voltada para a redução dos riscos de investimentos, e também para potencializar as análises de viabilidade e orientar as empresas na tomada de decisões sustentáveis, de longo prazo, e na criação de cidades inteligentes.
Trata-se do Mapa Secovi, ferramenta de geoprocessamento que passa a funcionar definitivamente no dia 5 de setembro, e vai gerar mais benefícios para os empreendedores imobiliários associados ao Secovi-SP.
A DataLand é uma empresa de tecnologia que utiliza Big Data e Data Science na organização de dados imobiliários e das cidades. Unindo-se ao Secovi-SP, além de 300 camadas de informação, o Mapa Secovi vai oferecer os perfis social e demográfico de 2021, permitindo total entendimento do real poder aquisitivo do entorno. Vai destacar todas as restrições, incluindo desmembramento do tombamento e da Cetesb, em todas as fases e distância dos modais urbanos frente ao lote em estudo. A Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário dividida por distrito, com apresentação de estoque e valor comercializado dos lançamentos e empreendimentos em construção, fará parte do conjunto de informações disponíveis na plataforma de georreferenciamento.
Um dos mais interessantes serviços do Mapa Secovi-SP é a tradução do Plano Diretor Estratégico da Capital em algoritmo, com destaque para quebra de gabarito, incentivos, largura de calçada e via e cálculo da outorga onerosa.
“Olhamos a cidade como um grande banco de dados e traduzimos esses dados em negócios”, ressaltou Cristina.
Ela explicou que o Secovi-SP testou todos os algoritmos da plataforma DataLand e ficou bastante satisfeito com os testes. “Vamos unir a tecnologia e Biga Data da nossa empresa com a fonte de informação e inteligência de mercado do Secovi-SP”, disse Cristina.
A plataforma ficará disponível para os associados do Secovi-SP testarem os benefícios deste serviço até 5 de setembro de forma gratuita. Quando o Mapa Secovi-SP entrar definitivamente em funcionamento, os serviços passarão a ser pagos.
Rodrigo Abrahão, coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo do Secovi-SP, lembrou que a DataLand foi campeã da edição 2021 do MoviMente, iniciativa da área para apresentar startups com projetos inovadores voltadas para o mercado imobiliário.
Cristina lembrou que o primeiro trabalho realizado pela DataLand para o Secovi-SP foi mapear a mobilidade de pessoas das franjas da cidade de São Paulo para o Centro. “Georreferenciamos as atividades de ensino e lazer e a mobilidade que estas áreas dispunham, tendo em vista a qualidade da moradia. Certamente, novos estudos serão realizados por meio desta parceria, que muito promete ao mercado imobiliário”, contou Cristina.
A Convenção Secovi-SP comecou com visita técnica à Usina São Paulo no sábado, 20/8, e prossegue nos dias 22 e 23/8. O evento te patrocínio de Atlas Schindler, Brain Inteligência Estratégica, Crowe, Porto Seguro Bank, Grupo Souza Lima (Diamante); BTG Pactual Advisors (Prata); CO.W Coworking Space, Eletromidia, Ret Capital (Bronze); Code7, Modulocker (Expositor); Desentupidora Júpiter, Inbuilt, Konstroi, Senior Mega (Apoio); Hiperdados, Iteleport, Urbit (Startech).