AFiabci/Brasil e o Secovi-SP, por meio do NE – Novos Empreendedores,promoveram missão empresarial ao Peru, entre os dias 31/3 e 5/4. Naoportunidade, eles conheceram o mercado imobiliário em Lima, Callao eCuzco, além de estabelecer contatos com empresários do setor nessaslocalidades.

“Pudemos conhecer melhor o mercadoimobiliário peruano, que demonstrou ser bastante ágil burocraticamente einteressante para o investidor estrangeiro”, contou Guilherme de Lucca,coordenador geral do NE.

Em Lima, vimos de perto osprojetos de desenvolvimento habitacional. Já em Callao, os projetos sãovoltados ao desenvolvimento turístico e empresarial na orla marítima.

O grupo visitou a embaixada do Brasil naquele país. “Látivemos a oportunidade de assistir uma série de apresentações acerca daatual situação do mercado imobiliário no Peru, chamando atenção para osprogramas habitacionais peruanos que contam com a participação dainiciativa privada”, contou a advogada Carolina Ferreira, coordenadoraadjunta do NE.

“Em Cuzco, fomos recebidos porautoridades locais e por representantes da Câmara de Comércio e deTurismo”, destacou a advogada. Cuzco, um dos principais pontosturísticos do país, busca melhorar a infraestrutura e sua capacidadepara receber estrangeiros.
Um dos principais projetos é a construçãode um aeroporto maior, cuja área já está disponível, revelou Carolina,acrescentando que, no entanto, há grande entrave na parte ambiental.

Outras duas atividades bastante produtivas, destacadaspor Carolina, foi a participação em uma rodada de negócios comempresários peruanos de setores ligados à construção civil e a visita aoInterbank, maior banco privado Peruano. “Lá foi feita uma breveapresentação do setor econômico peruano, tendo chamado a nossa atenção aduplicidade de moedas utilizadas no país: dólar e Novo Sol”.

Machu Picchu – Encerrando a visita com chave deouro, parte da delegação visitou Machu Picchu. “Foi uma viagem muitoimportante para nós do NE e também muito completa. Apesar da agendaapertadíssima, foi muito interessante participar de uma missãoempresarial e conhecer um novo país, não só sob o ponto de vistaturístico, mas também conhecendo outros aspectos, tais como suaeconomia, suas oportunidades, sua cultura local.

Capítulo da Fiabci/Peru – Um dos objetivos principais da missão aoPeru foi a criação da Fiabci/Peru por Ricardo Yazbek, presidente doCapítulo brasileiro e também da Fiabci para as Américas.