Tudo o que há de inovador em produtos, serviços e de mais moderno nomercado condominial tem espaço garantido na próxima edição da FeiraSecovi Condomínios, que promete agitar São Paulo entre os dias 29 denovembro e 1º de dezembro (5ª e 6ª feira das 13 às 20 horas, e sábadodas 10 às 17 horas), no Centro de Exposições Imigrantes (RodoviaImigrantes, Km 1,5), zona Sul da capital. O evento se consagra como oponto de encontro de síndicos, profissionais do setor e, este ano,amplia horizontes para o segmento de associações em loteamentos fechados? área também representada pelo Secovi-SP ? e empresários dessesmercados.

Em sua terceira edição, a Feira tem a ambiçãode lançar tendências e, especialmente, esclarecer e orientar síndicos,administradoras e demais profissionais do ramo sobre as questões legaise do dia-a-dia que permeiam a vida em condomínios. ?Tais esclarecimentosocorrem por meio das palestras específicas e dos fóruns práticos quecompõem a programação da Feira?, adianta Hubert Gebara, vice-presidentede Administração Imobiliária e Condomínios do Sindicato.

O momento é agora ? Ainda de acordo com Gebara, o mercadoimobiliário vive um momento bastante favorável, com mais recursos para aprodução de novos empreendimentos e linhas de financiamento inovadoras,com juros mais baixos e prazos que chegam a 25 anos, para atender opúblico consumidor. ?Nesse contexto, é indispensável que osinterlocutores do setor entendam que a função das administradoras decondomínios ? profissionais e idôneas ? é da maior relevância para osetor, pois são elas que garantem a manutenção do padrão e a segurançado empreendimento?, analisa. E é justamente por isso que a terceiraedição da Feira Secovi Condomínios irá oferecer aos atuais e futurossíndicos, e condomínios, inúmeras opções para facilitar a administraçãodos edifícios e tornar a convivência nessas comunidades maisharmoniosas. ?Viver em condomínio implica em condições específicas deconvívio, com regras que facilitam a condução de possíveis problemas?,completa Gebara.

O público-alvo da Feira são os 40 milcondomínios em todo o Estado de São Paulo, que abrigam 16 milhões demoradores e usuários e geram aproximadamente 240 mil empregos diretos. AFeira Secovi Condomínios rompe fronteiras e recebe a cada ano maisvisitantes de outros estados, que buscam o know-how do Sindicato napromoção de eventos de reconhecida qualidade. ?Estamos trabalhando comuma estimativa de 10 mil visitantes, e a comercialização de espaços estáexcelente, dentro do previsto?, antecipa José Roberto Sevieri,presidente do Grupo Cipa, organizador do evento. Para ele, essa ediçãoda Feira primou pelo conforto dos visitantes.

A entradamudou de lugar, e o local do credenciamento está climatizado. Também, osdias de funcionamento agora abrangem o final de semana, para facilitar avisita dos síndicos. A entrega do Prêmio Secovi Condomínios ? coordenadopelo Projeto Ampliar, instituição social voltada à educação profissionalde jovens menos favorecidos, que tem apoio logístico do Secovi-SP ? foidividida em duas partes: na sexta-feira, serão anunciados os vencedoresna Categoria Fornecedor, e no sábado, das Categorias Vizinho Cidadão eGestão Positiva. ?As palestras trazem novos conceitos, e o site da Feira? www.feirasecovi.com.br ? foi todo redesenhado para oferecer diversasinformações ao público?, completa Sevieri.

Durante aFeira Secovi Condomínios, será realizado o tradicional Encontro Secovide Síndicos do Estado de São Paulo, em comemoração ao Dia do Síndico.Entre as atrações dessa 16ª edição do evento, está programado show domágico Clóvis Tavares, palestras de especialistas e coquetel deencerramento com a Banda News Times.

Atualização doconhecimento ? Este ano, a abertura da Feira acontece em grandeestilo, com palestra do ex-ministro da Fazenda Maílson da Nóbrega, quefalará sobre ?Perspectivas da Economia Brasileira?. Atualização,inovação e troca de conhecimentos são itens básicos que compõem os temasrelevantes da grade de palestras e dos fóruns práticos, ministrados porespecialistas do setor. Todas elas têm entrada gratuita e enfocamassuntos essenciais ao dia-a-dia dos condomínios, das administradoras deimóveis e das associações em loteamentos fechados.

Palestras com conteúdos técnicos, voltados aos mais diversosassuntos (jurídicos, administrativos, de manutenção, higiene, prevençãoe relações sociais) irão fazer a diferença, trazendo informações da maisalta relevância, como assédio e preconceito; inadimplência;racionalização; medidas para economizar no condomínio; questõestrabalhistas e muitas outras, além dos fóruns práticos de segurança emanutenção predial. ?Assim como no ano anterior, a programação tambémoferecerá horários flexíveis, a fim de assegurar que ninguém perca ostemas de interesse?, alerta Gebara.

Outra atividade quepromete gerar interesse, além de informações específicas, será o eventoCondomínio em Cena. ?Durante a Feira, o público poderá escolher ummomento de lazer e cultura, assistindo à peça teatral com o GrupoBotija, que será apresentada em diferentes horários?, adianta JuraciBaena Garcia, diretor-estratégico da vice-presidência de AdministraçãoImobiliária e Condomínios do Secovi-SP.

Leia areportagem completa na edição impressa da revista Secovi Condomínios,número 181 (agosto 2007). Adquira seu exemplar na Biblioteca doSecovi-SP (rua Dr. Bacelar, 1043 – Vila Clementino), telefones5591-1237/1238 e e-mail biblioteca@secovi.com.br.