Mais que imersão no que há de mais relevante no mundo das artes visuais, visitar a Pinacoteca é uma imperdível experiência sensorial

As ações para a regeneração da área central favorecem visitas a um dos ícones da cidade de São Paulo: a Pinacoteca

Dentre as várias atrações que o centro da capital paulista oferece destaca-se a Pinacoteca. Fundada em 1905, é o mais antigo museu de artes plásticas do Estado de São Paulo. Realiza mostras de sua renomada coleção de arte brasileira – são aproximadamente quatro mil peças, incluindo obras de Anita Malfatti, Benedito Calixto, Candido Portinari e Tarsila do Amaral, entre outros -, bem como exposições de artistas do mundo inteiro. Promove, ainda, projetos públicos multidisciplinares e um programa educativo abrangente e inclusivo.

O Museu abrange três edifícios, todos eles facilmente acessíveis por metrô: a Pinacoteca Luz (Praça da Luz, 2), cujo prédio foi projetado por Ramos de Azevedo, em 1897, para sediar o Liceu de Artes e Ofícios; a Pinacoteca Estação (Largo General Osório, 66), que abrigou originalmente os armazéns e os escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana; e a Pinacoteca Contemporânea (Avenida Tiradentes, 273), espaço com praça pública para atividades artísticas e culturais, duas galerias, ateliês para atividades educativas e biblioteca.

A deslumbrante arquitetura das edificações proporciona uma atmosfera única, que convida a desvendar seus segredos, a navegar na história. Pela proximidade, é possível conhecer as três ‘Pinas’ a pé e, quem tiver boa disposição pode encerrar a jornada no Museu da Língua Portuguesa. Saiba mais em www.pinacoteca.org.br, e descubra outras atrações em https://todospelocentro.prefeitura.sp.gov.br.

 

Ver coluna em PDF