Pré-requisitos:
Atuar no mercado imobiliário.

Competência
O curso visa treinar e aperfeiçoar profissionais para o mercado imobiliário, capacitando-os a, inclusive, gerenciar carteiras de locação. Ensinar aos alunos o que há de mais estruturado e moderno no âmbito do instituto da Locação, nas áreas Mercadológica, Administrativa, Jurídica e Financeira.

Ementa
– 
Locação residencial
– Locação não residencial
– Locação por temporada
– Locação na prática
– Built to suit
– Shopping center
– Garantias locatícias e benfeitorias
– Tributação em matéria de locação
– Ação revisional
– Ação renovatória
– Ação de despejo
– Administração de carteira locatícia

Programa
– Captação e marketing residencial e comercial
– Avaliação de imóveis
– Análise cadastral e proposta
– A locação e a influência do digital
– Garantias
– Locação comercial
– Locação residencial
– Locação na prática
– Direitos e deveres
– Contratos atípicos
– Vistorias e benfeitorias
– Tributação
– Ações revisional e renovatória
– Ações de despejos
– Administração de carteiras
– Corretagem: empregatícia/corretor associado/responsabilidade civil
– Sobre regularização em geral: alvará funcionamento em locação comercial/seguro/incêndio/AVCB e reformas

Estratégias de aprendizagem
Foram organizadas como estratégias várias situações ativas de aprendizagem que possibilitarão ao participante trocar ideias e dividir com os docentes as experiências de cada um. Serão utilizadas proposições de problemas, discussões em grupo, jogos, enriquecidas com exemplos reais trazidos pelos docentes.

Avaliação da aprendizagem
A avaliação será realizada em uma única oportunidade, ao final do curso, devendo o aluno obter nota igual ou acima a 60% do total da prova.

Docentes*

Danielly Cardoso: Advogada com pós-graduação em Direito Imobiliário, 10 anos de experiência no ramo, com ênfase em locação, administração e venda de imóveis. Atualmente é gerente comercial de locação e venda da Verti Administração e assessoria imobiliária.

Guilherme Ribeiro: Consultor, engenheiro, corretor de imóveis, pós-graduado em Perícias e Avaliações, mestrando em administração. Experiência como diretor de entidades e empresas imobiliárias. Professor da Universidade Secovi, FAAP, FIA e outras. Possui 24 anos de experiência no mercado imobiliário e é sócio da Inovação Imobiliária. Profissional com diversos títulos imobiliários internacionais, dentre eles: CIPS – Certified International Property Specialist e ABR – Accredited Buyer Representative. Autor de dois livros sobre o setor imobiliários.

Jaques Bushatsky: Diretor da vice-presidência de Gestão Patrimonial e Locações e coordenador geral do PQE – Programa Qualificação Essencial do Secovi-SP.

Mark Turnbull: Diretor de locação do Secovi-SP.

Moira de Toledo Alkessuani: Advogada, formada pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, pós-graduada em processo civil pela PUC-SP, com especialização em direito imobiliário empresarial pela Universidade Secovi, sócia-fundadora da Toledo e Rocca Advogados Associados. Consultora Jurídica para diversas empresas na área imobiliária. Professora convidada e palestrante em cursos especializados junto às instituições como Secovi-SP, FGV-SP, Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, entre outros.

Odemir Viana: Engenheiro pela FEAP com mais de 25 anos de atuando no mercado de avaliação e consultoria de propriedades. Diretor na Richard Ellis.

Olivar Vitale: Relacionado na área de Real Estate como advogado em destaque no Brasil pela “CHAMBERS LATIN AMERICA – Latin America´s Leading Lawyers for Business Edição de 2012, 2013 e 2014 (The Client´s Guide)”; Conselheiro Jurídico do Secovi-SP; Conselheiro Jurídico do SindusCon-SP; Professor e Coordenador Pedagógico do Curso de “Especialização em Direito Imobiliário Empresarial”, da Universidade Secovi; Professor e Coordenador do Curso de MBA de Gestão em Negócios Imobiliários, da ESPM/Universidade Secovi; Professor na disciplina de Aspectos Comerciais e Legislação na Construção Civil, no curso de Especialização/MBA da POLI-USP; Membro Associado da MDDI – Mesa de Debates de Direito Imobiliário.

Ricardo Paixão: Administrador de Empresas com especialização em Administração Financeira pela PUC-SP, Executive MBA (Fundação Dom Cabral-MG), MBA em Business Intelligence (FIAP-SP) e especialização em Business Strategy pela University of La Verne – Califórnia – EUA. Corretor de imóveis e Advogado com especialização em direito imobiliário. Diretor da Marc Negócios Imobiliários e Vice Presidente da Rede Secovi de Imóveis.

Rodrigo Dias: Advogado, formado pela PUC-SP, Pós Graduado em Direito Tributário pelo Instituto Internacional De Ciências Sociais, Master of Business Administration (MBA) Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa, membro da Comissão de Direito Tributário da OAB/SP, Professor do Curso de Especialização em “Direito Imobiliário Empresarial” da Universidade Secovi, Professor do Curso de Pós-Graduação em “Gestão em Negócios Imobiliários”, da ESPM em São Paulo, Professor na “Business School” UBS e Membro do Conselho Jurídico do Sinduscon.

Ulisses Penachio: MBA em Direito Empresarial e Especialista em Mediação, ambos pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Especialista em Contratos com a Administração Pública, Pós-graduado em Direito Contratual e Processual Civil, todos pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais. Pós-graduado em Direito Processual Civil, pelo C.P.P.G da UniFMU.

Atuou por 5 anos no tradicional escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados. Foi sócio fundador da Navarro Advogados, onde permaneceu por 14 anos como o sócio responsável pela área contenciosa/administrativa.
Possui experiência nas áreas negocial, consultiva e contenciosa, judicial e administrativa, com destaque para questões de Direito Público.

Membro da Comissão de Direito Urbanístico da OAB/SP.

Professor do Curso de Pós-Graduação em Gestão em Negócios Imobiliários da ESPM/SECOVI. Lecionou por 6 anos na Faculdade de Administração de Empresas da Universidade Santo Amaro/SERASA, de 2002 a 2008.

*Quadro docente sujeito a alterações.

Certificado
Serão fornecidos certificados de conclusão com êxito do curso, aos alunos que forem aprovados na avaliação final com a média acima de 5 e tiverem uma frequência mínima de 75% nas aulas presenciais. Observação: os alunos da Transmissão Simultânea ponto a ponto, não estão sujeitos a avaliação, sendo certificados de participação, apenas pela frequência online mínima de 75%.

Carga horária: 57 horas

Informações importantes:
1)
Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.

2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:

  • O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início;
  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários;
  • O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.

3) Inclui material didático fornecido pelos docentes (disponibilizado na área do aluno), coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.

4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.