A comercialização de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo registrou retração no ritmo de vendas em novembro. O indicador Vendas sobre Oferta (VSO), que mede em porcentagem a relação de unidades vendidas sobre imóveis em oferta, foi de 15,9% em novembro, contra 19,8% em outubro.

De acordo com o Departamento de Economia e Estatística, responsável pela pesquisa realizada mensalmente com empresas associadas ao Secovi-SP, o total comercializado em novembro de 2007 foi de 3.084 unidades, melhor performance de vendas em unidades observada para este mês nos últimos quatro anos.

Apesar de positivo, o resultado é inferior aos números excepcionais registrados em setembro e outubro. “Daí a retração de aproximadamente 20% em relação ao mês anterior. O ajuste é normal e já era esperado quando se fez a projeção de resultados durante a divulgação do Balanço Anual do mercado imobiliário, em dezembro último”, explica Alberto Du Plessis Filho, vice-presidente de Tecnologia e Relações de Mercado do Sindicato.

Destaques

Considerando a participação das vendas por número de dormitórios, o nicho de quatro dormitórios, que representava 18% do total em outubro, passou a 35% no penúltimo mês de 2007. Mesmo assim, a maior fatia continua com no segmento de dois dormitórios, com escoamento de 1.187 moradias, equivalente a 38,5% do total movimentado em novembro.

Os bons resultados das unidades de dois dormitórios podem ser comprovados pelo índice VSO de 28,1% verificado somente no mês de novembro. “Além disso, o índice médio de 24% ao mês registrado durante o ano confirma a desenvoltura na comercialização desse segmento”, complementa Du Plessis. O VSO médio do ano se mantém em 15,6%, contra média de 11,8% apurada entre os meses de janeiro e novembro de 2006.

O levantamento aponta um total de 31.187 unidades comercializadas de janeiro a novembro de 2007. Ou seja, houve crescimento da ordem de 23,5% no volume vendido em unidades em relação aos mesmos onze meses em 2006.

Em termos de valor negociado, o montante movimentado em 2007, até novembro, foi de R$ 9,57 bilhões, 24,5% superior aos R$ 7,69 bilhões obtidos com as vendas em igual período do ano anterior.

De acordo com a Empresa Brasileira de Estudos do Patrimônio (Embraesp), foram lançados no mês 3.812 imóveis, totalizando a oferta de 31.421 unidades residenciais de janeiro a novembro de 2007.