Coluna Secovi

Boas notícias no primeiro mês de 2020

Janeiro chegou com boas notícias para o setor imobiliário. Dentre elas, a decisão de cinco incorporadoras de capital aberto fazerem novas emissões de ações na Bolsa de Valores, sinalizando a realização de mais lançamentos.

“Tal fato indica que essas empresas apostam na efetiva retomada do mercado, cuja reação, iniciada em 2018, se consolidou no ano passado. Após cinco anos sucessivos de crise sem precedentes na história de nossas atividades, 2019 deverá ser lembrado por recordes de vendas e lançamentos”, considera o presidente do Secovi-SP, Basilio Jafet.

A queda da taxa de juros para o inédito patamar de 4,5% ao ano está trazendo uma nova cultura de investimentos. Aqueles que buscam rentabilidade não podem mais se acomodar na poltrona e esperar pelos dividendos de aplicações conservadoras. É o fim da era do capitalismo rentista e o início de um novo cenário, onde o investimento se dirige a atividades produtivas ou títulos nelas lastreados. Daí o natural incremento apresentado por Fundos de Investimento Imobiliário e o de outros ativos vinculados a imóveis.

“Confiamos em cenário positivo para este ano. A considerável demanda reprimida decidiu comprar ou investir no setor imobiliário, apoiada por um ambiente econômico e político mais favorável”, afirma Basilio Jafet.

No mês de janeiro, o Secovi-SP manteve uma intensa agenda de encontros para discussão de temas relevantes para as atividades representadas pela entidade. Dentre eles, produtivas reuniões com o governador João Doria; com o secretário municipal de Governo de São Paulo, Mauro Ricardo Machado Costa; com o secretário executivo da Polícia Civil do Estado de São Paulo, Youssef Chahin; com o secretário municipal de Licenciamento, Cesar Azevedo; e com o secretário municipal de Urbanismo, Fernando Chucre. Hoje, uma das principais lutas da entidade é pela calibragem da legislação de zoneamento do município de São Paulo, para possibilitar o atendimento à demanda habitacional existente.

Em 10 de janeiro, o presidente do Secovi-SP foi especialmente convidado para acompanhar a primeira reunião de 2020 do secretariado do governador do Estado de São Paulo, João Doria. Desde o início de sua gestão, Doria promove reuniões semanais com toda a equipe, o que possibilita grande sinergia entre as áreas.

Outro fato importante foi o convênio com a Associação da Indústria Imobiliária em Alphaville, Tamboré e Região (AIAT), celebrado ao final do ano passado. Com a parceria, a entidade passa a representar o Secovi-SP em Barueri, Santana de Parnaíba, Carapicuíba, Osasco, Jandira, Itapevi, Cajamar e Pirapora do Bom Jesus, na região Oeste da Grande São Paulo. “Essa parceria amplia nossa abrangência e intensifica a atuação em importante polo de desenvolvimento da região”, afirma Basilio Jafet. 

22 de janeiro de 2020

Leia as colunas anteriores


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas