Coluna Secovi

MoviMente 2018 abre mercado imobiliáriopara startups

Em sua segunda edição, o MoviMente, iniciativa dos Novos Empreendedores do Secovi-SP, abre caminho para apresentação de projetos inovadores no mercado imobiliário.

“Nosso objetivo é aproximar startups de empresas tradicionais do setor, promovendo renovação e oxigenação”, explica Marcia Taques, coordenadora-adjunta do Secovi NE e gerenciadora da ação.

Segundo Marcia, as organizações terão de mudar internamente para atender ao desafio de um novo tempo. Isso impõe modificar culturas, modelos de negócios e formas de trabalhar. “É necessário que elas se apoiem em tecnologias e se aproximem das startups. Há muitas ferramentas disponíveis e acessíveis, que, aliadas a experiência e informações acumuladas pelas empresas, têm potencial de conceber produtos incríveis.”

Alexandre Frankel, coordenador do NE, considera que o perfil do cliente imobiliário é cada vez menos convencional. “O mercado está numa fase de transição acelerada. A geração que hoje está comprando imóveis tem outros valores. Valores que ‘cabem’ em apartamentos compactos e inteligentes, como localização (proximidade com emprego), mobilidade (andar a pé, de bike ou usar transporte público), conectividade e conveniências. Ou seja, qualidade devida”, afirma.

Para Frankel, o desafio do mercado é oferecer soluções imobiliárias que atendam a um novo modo de viver, buscando praticidade e cada vez mais serviços que facilitem o dia a dia. “O consumidor moderno de imóveis quer, acima de tudo, mais tempo. O imóvel do futuro deve ter soluções e serviços embarcados para otimizar a nossa rotina. É a nova era da fusão entre tijolos e tecnologia”, adiciona.

A segunda edição do MoviMente traz novidades: as startups podem se inscrever em três estágios de desenvolvimento: ideação, operação (MVP) e tração.

Os trabalhos vencedores serão apresentados para mais de 500 empresas na Convenção Secovi 2018, um dos maiores eventos do mercado imobiliário (que acontece de 26 a 28 de agosto), além de receber mentoria de empresários do setor e fazer seu pitch para uma banca estrelada (empresários, investidores e heads do ecossistema). O prazo de inscrições termina em 30/5. Regulamento e demais informações em http://movimente.secovi.com.br/.


Entidades recebem João Amoêdo

O pré-candidato à Presidência da República pelo Partido Novo, João Amoêdo, foi o primeiro convidado de uma série de encontros a ser realizada pelo Secovi-SP e entidades de classe que compõem o movimento Reformar Para Mudar. “Muitas das suas propostas de governo estão alinhadas com nossos princípios”, disse Flavio Amary, presidente do Secovi-SP. Redução do tamanho do Estado, desburocratização, segurança jurídica e a reforma da Previdência são alguns dos pontos defendidos tanto por Amoêdo quanto pelas entidades.

Com uma concepção liberal de Estado, Amoêdo defendeu a privatização de estatais – inclusive como ferramenta de combate à corrupção –, um ambiente mais propício à realização de negócios, mais liberdade econômica e o fomento ao espírito empreendedor como meio de aumentar a renda da população. Confira a cobertura completa no portal Secovi-SP.

23 de maio de 2018 

Leia as colunas anteriores


  • Ampliar
  • Câmara de Mediação Secovi-SP
  • Certificação Digital
  • Geosecovi
  • Milenium
  • PQE - Programa Qualificação Essencial
  • Rede Imobiliária Secovi
  • Revista Secovi
  • Secovi Novos Empreendedores
  • Universidade Secovi-SP
  • Gentilezas Urbanas
  • Núcleo de Altos Temas