Cussiol Neto: baixa dos juros
pela Caixa incentiva demais
bancos a fazer o mesmo

Empresários do setor imobiliário de Sorocaba e região reuniram-se nesta quinta-feira, 4/7, com  executivos da Caixa Econômica Federal. Edson Previato, gerente regional de Habitação da instituição na cidade falou sobre o cenário da construção civil e da habitação na regional. Maria Claudia Sakai, superintendente regional do banco, também participou do evento.

Em pauta, as soluções proporcionadas pela Caixa para empresas do setor, como financiamentos de apoio à produção e ao lote urbanizado; e políticas específicas a unidades residenciais destinadas ao atendimento de famílias de baixa renda. Além disso, empresários puderam conhecer um produto exclusivo da Caixa, de fomento à aquisição de terreno e construção.

Os executivos também traçaram perspectivas para o crédito habitacional, incentivado por recente medida do banco, que reduziu as taxas de financiamento. “Sem dúvida, é um movimento positivo. Por deter mais de dois terços do mercado de crédito imobiliário, a baixa nos juros iniciada pela Caixa deve incentivar demais bancos a fazer o mesmo”, considerou Guido Cussiol Neto, diretor regional do Secovi-SP em Sorocaba.

Números atualizados dos financiamentos com recursos da poupança (SBPE) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), características do crédito a imóveis no País, e perspectivas para atendimento ao déficit habitacional brasileiro também estiveram em debate.