Karnal: recriar e se reinventar é necessário para não desaparecer

O historiador Leandro Karnal encerrou as atividades do Enacon 2019 (Encontro Nacional das Administradoras de Condomínios) na tarde de 10/10. Com forte abordagem no poder da mudança, Karnal ponderou os principais obstáculos enfrentados pelas empresas e pelos seres humanos nos processos de transformação.

“O seu maior inimigo é seu cérebro. Ele é programado para ficar na zona de conforto. Já dizia Aristóteles que o hábito é uma segunda natureza”, pontuou. Exemplos desse imperativo no mundo corporativo, de acordo com o historiador, é a mentalidade de “por que mudar se está funcionando?” e o apelo saudosista de “no meu tempo era assim”.

Para ele, essa cultura não está em consonância com o espírito dos dias atuais, em que a tônica está na criatividade. “Diante disso, o passado não é um lugar seguro”, afirmou, tecendo uma relação com o mundo VICA (volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade).

Palestra encerrou a programação do Enacon, que reuniu lideranças
empresariais do setor de gestão condominial de todo o País

A grande razão para mudar, conforme Karnal, é o risco de o que dá certo hoje poder não funcionar amanhã. “A Varig foi a melhor companhia aérea do Cone Sul. As indústrias Matarazzo tiveram 365 fábricas. E a Kodak dominou o mercado mundial. Todas essas empresas, um dia, estiveram bem.”

Recorrendo a Charles Darwin, ele ressaltou que saber adaptar-se às circunstâncias é fundamental para sobrevivência nos mais diversos ambientes. “Os dinossauros foram fortíssimos. Os mamutes, também. Mas não conseguiram se adaptar a novas circunstâncias”, comparou.

Por fim, o palestrante também frisou a importância de se agir com ética nos negócios. “O homem ético tem mais liberdade. Desonestidade sempre dá mais trabalho”, afirmou. O processo de mudança e transformação, para ele, deve ser permeado por esse pensamento.

Uma exposição de produtos e serviços para o segmento condominial completou a programação do Enacon 2019, que contou com o patrocínio de Bradesco, Atlas Schindler, Intelbras, Comgas, Souza Lima, Vila Velha, Superlógica, Vivo, Empresta Capital, Graber, Group Software, Haganá, Jupiter, Limpidus, Techem, Aster, Pormade e Minha Portaria. Apoio institucional da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), entre outras instituições representativas do setor imobiliário.

Confira as fotos deste painel