Nelson Parisi

O que muda um mercado? Por certo, não é um decreto, mas sim as tecnologias que permitem praticidades que, dia a dia, melhoram as experiências de empresas e clientes.

Grandes corporações têm condições financeiras de implantar tecnologias de ponta com velocidade muito maior. Navegam em águas próprias, sem grande necessidade do suporte de um ecossistema para sustentá-las.

Mas esta não é a realidade de boa parte das empresas, em especial daquelas que trabalham na intermediação imobiliária, em sua maioria familiares, de pequeno e médio porte, e que precisam de apoio para fazer frente aos desafios cotidianos (e futuros).

Elas não têm aporte de recursos externos que propiciaram o surgimento de empresas “unicórnios” (que atingem valor de mercado de US$ 1 bilhão). Dependem, pois, de maneira mais intensa de quem pensa o mercado de forma integrada, para todos.

Quem assim faz é o Secovi-SP, que há 75 anos trabalha em defesa do setor. E quem ajuda diretamente a pelo menos 15 mil intermediadoras com esse perfil (e indiretamente também as maiores) é a Rede Imobiliária Secovi (RIS).

Enquanto a cultura do compartilhamento não se impõe como modelo ‘ganha-ganha’ no tocante à comissão de corretores (um dia chegaremos lá, como ensinam os EUA desde 1950), a RIS foca na capacitação, na instrumentalização e na informação de seus associados.

A fim de facilitar ao máximo o acesso a ferramentas, se empenha na celebração de parcerias, inclusive com grandes portais, dos quais obtivemos substanciais descontos no valor de anúncios para apoiar as imobiliárias na pandemia. O mesmo no que diz respeito às parcerias realizadas com fornecedores de serviços indispensáveis para imobiliárias e corretores.

Hoje, os clientes chegam até as empresas por meio de dispositivos Web (sites, mídias sociais, são questão de sobrevivência. Mas os preços de sua implantação costumam ser caros para as pequenas organizações, razão pela qual buscamos constantemente oferecer alternativas para avanços no campo tecnológico.

No âmbito da capacitação e do treinamento, vários cursos da UniSecovi contribuem para que as empresas tenham conhecimento e melhor desempenho. Ainda, há todo um trabalho de comunicação, com notícias sobre novidades e legislações triadas, interpretadas e contextualizadas.

E vale destacar a força política que o Secovi-SP empresta aos seus representados, sendo a sua voz em momentos em que algo não funciona ou algum projeto de lei desconsidera a realidade do setor.

 grosso das imobiliárias não tem escalabilidade para concorrer com as grandes iniciativas financeiras que existem na área. A RIS proporciona um ambiente de cooperativismo para que pequenas e médias empresas tenham resultados cada vez melhores.

Nelson Parisi é presidente da Rede Imobiliária Secovi-SP.