Informações sobre desempenho do mercado imobiliário no primeiro trimestre foram apresentadas durante webinar nesta terça-feira

Os dados do mercado imobiliário de 31 cidades do Interior, da Baixada Santista e da Região Metropolitana de São Paulo, referentes ao primeiro trimestre de 2023, foram divulgados na manhã desta terça-feira, 13/6, durante webinar que reuniu cerca de 100 pessoas, entre empresários e profissionais do setor.

Realizada por meio de parceria entre Secovi-SP e Brain Inteligência Estratégica, a pesquisa abrange cidades situadas nos principais polos econômicos do Estado de São Paulo, e inclui dados de lançamentos, vendas, oferta, valor de metro quadrado, dentre outros. “Trata-se de ferramenta fundamental para empresários do setor que atuam nessas regiões”, ressaltou o vice-presidente do Interior, Frederico Marcondes Cesar.

“Seis meses atrás, as projeções para a economia e o mercado imobiliário em 2023 oscilavam entre a catástrofe e o desespero, algo até compreensível diante do cenário econômico à época”, afirmou Marcos Kahtalian, sócio fundador da Brain. Segundo ele, o que se vê hoje é a proposta de regime fiscal aprovada na Câmara, com perspectivas de passar também pelo Senado; o novo programa Minha Casa, Minha Vida avançando no Congresso; e a forte indicação de que a Reforma Tributária vai caminhar ainda neste semestre. “As condições macroeconômicas vêm dando alguma segurança aos agentes e já notamos queda clara da inflação e a taxa de juros futuro caindo para 10%”, acrescentou.

Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP, lembrou que o Brasil iniciou 2022 com projeção de crescimento de 0,5% e fechou perto de 3%. “E parece que vai acontecer o mesmo este ano. Há instituições prevendo crescimento de 2,5%.”

Para ele, o resultado da pesquisa mostra que o incorporador imobiliário está mais atento às condições do mercado, preocupado com o acesso do cliente ao crédito imobiliário e a produtos que caibam no bolso.

No primeiro trimestre de 2023, foram lançadas 8.536 unidades nas 31 cidades, com queda de 38% frente ao total lançado em igual período do ano passado (13.768 unidades). As vendas de janeiro a março atingiram 12.174 unidades, um recuo de 23% frente aos três primeiros meses de 2022, quando foram comercializadas 15.761 unidades.

A íntegra do webinar, com apresentação e análise dos dados, pode ser conferida acessando aqui.
Confira a íntegra da pesquisa.