Pesquisa mapeou os loteamentos no Estado de São Paulo 

O Sindicato da Habitação, a Aelo (Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano) e a empresa de consultoria Brain (Bureau de Inteligência Corporativa) desenvolveram a Pesquisa do Mercado de Lotes Urbanizados no Estado de São Paulo, que será divulgada trimestralmente.

Conforme dados coletados junto a empresas de 55 cidades do Estado, foram lançados no primeiro trimestre de 2018 um total de 3,8 mil lotes residenciais, divididos em 10 loteamentos, representando uma média de 380 lotes por empreendimento.

“A pesquisa vai nos ajudar a defender com mais segurança o setor junto aos bancos, desobstruir obstáculos nas mais diversas esferas de aprovação legal e, em última instância, irá nos municiar de dados acerca dos investimentos que fazemos em infraestrutura e que doamos para as concessionárias e ao poder público”, diz Caio Portugal, vice-presidente de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente do Secovi-SP e presidente da Aelo.

O estudo segmenta as cidades pesquisadas por Região Administrativa (RA). Em 2017, a RA de Bauru (que, nesse caso, inclui Bauru, Jaú e Lins) registrou o lançamento de 250 lotes. Já em relação às vendas, o levantamento apontou a existência de 958 unidades disponíveis para comercialização na região no primeiro trimestre deste ano. Confira a pesquisa completa em www.secovi.com.br/pesquisas-e-indices .