Pesquisa trimestral, realizada em parceria com a CBRE, abrange um raio de até 120 km da cidade de São Paulo

O mercado de condomínios logísticos localizados no raio de até 120 km da cidade de São Paulo apresentou crescimento de 25,7% no volume de novas locação entre o segundo e o terceiro trimestre de 2023. No acumulado do ano, a alta é de 4,8%, comparado a igual período de 2022. Os dados são da Pesquisa e Análise do Mercado de Condomínios Logísticos, realizada trimestralmente pelo Secovi-SP em parceria com a CBRE.

O aumento em 2023 deve-se, em parte, à manutenção de um elevado percentual de pré-locação e/ou pronta ocupação. O levantamento mostra que, do volume total entregue, 46,7% já se encontra ocupado. A absorção líquida, definida pelo crescimento da ocupação do mercado, manteve-se positiva e superior ao volume de novas entregas do ano, o que resultou na queda da taxa de vacância nos últimos 12 meses.

O volume acumulado de absorção bruta nos últimos 12 meses registrou desaceleração de 8,8%, comparado ao período anterior. A análise apontou retomada da participação das empresas de comércio varejista (físico e on-line), que avançou de 27% para os atuais 31%.

Outro destaque no trimestre foi o aumento na tomada de espaços pelo setor de automotores, substituindo o setor químico e farmoquímico na terceira posição. A oferta de serviços personalizados de transporte também permaneceu em alta nos últimos 12 meses.

Valor médio

O preço médio pedido de locação subiu 11,6% no terceiro trimestre. O resultado refletiu a trajetória de alta motivada pelo crescimento orgânico dos operadores logísticos registrado entre 2020 e 2022, para atender à demanda do comércio eletrônico.

Desde então, a consequente redução na oferta de espaço tem se traduzido em contínuo aumento do preço médio pedido de locação de condomínios logísticos Classe A/A+, localizados em um raio de 30 km da cidade de São Paulo.

Confira a íntegra da Pesquisa e Análise do Mercado de Condomínios Logísticos.