A cidade de Bauru encerrou 2023 com um acumulado de 1.396 unidades lançadas

Imóveis econômicos, enquadrados nos parâmetros do Minha Casa, Minha Vida, lideraram em lançamentos e vendas em 2023

Com o lançamento de 278 unidades no quarto trimestre, a cidade de Bauru encerrou 2023 com um acumulado de 1.396 unidades lançadas, volume 11,6% abaixo do registrado no ano anterior. O VGL (Valor Global Lançado) em 2023 atingiu R$ 572,3 milhões e ficou 37,2% acima dos R$ 417,2 milhões contabilizados em 2022.

Os dados são da Pesquisa Secovi-SP do Mercado Imobiliário Residencial, divulgada nesta terça-feira, 19/3, durante o Encontro do Mercado Imobiliário realizado pela Regional Bauru, que contou ainda com palestra de Flavio Amary, presidente da Fiabci-Brasil e ex-secretário de Habitação do Estado de São Paulo.

O segmento de imóveis econômicos, enquadrados nos parâmetros do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), representou 68% dos lançamentos em unidades, enquanto outros mercados participaram com 32%. Considerando valores, os outros mercados responderam por 60% do VGL do ano.

Imóveis econômicos de 2 dormitórios foram os destaques do ano, com participação de 56% no total lançado. Na segmentação por área útil, unidades na faixa entre 45 m2 e 65 m2 lideraram com 61% dos lançamentos. Imóveis com preços entre R$ 230 mil e R$ 500 mil responderam por 55% das unidades lançadas no ano.

A cidade registrou no quarto trimestre do ano o maior volume de vendas em unidades e em valores: 620 imóveis residenciais novos e VGV (Valor Global de Vendas) de R$ 247,7 milhões. No acumulado de 2023, a comercialização de imóveis em Bauru totalizou 1.883 unidades e VGV de R$ 634,5 milhões.

Os imóveis enquadrados nos parâmetros do MCMV lideraram também em vendas, com participação de 81% no total de unidades comercializadas e 50% no VGV. De acordo com a pesquisa, unidades de 2 dormitórios econômicos responderam por 75% das vendas em Bauru no ano passado.

Em valores, destaque para imóveis com preços inferiores a R$ 230 mil, que representaram 55% do volume vendido, seguido por unidades na faixa entre R$ 230 mil e R$ 500 mil, com 35%. Na segmentação por área útil, as vendas se concentraram praticamente entre imóveis de até 45 m2 (45% do total) e unidades na faixa entre 45 m2 e 65 m2 m (44%).

A partir de julho, entraram em vigor as regras do novo Minha Casa, Minha Vida, incluindo, dentre outras, a atualização na faixa de preços dos imóveis do programa, cujo limite passou para R$ 350 mil.

Considerando o VGV, outras faixas de mercado se destacam em participação, como imóveis com preços acima de R$ 900 mil, que responderam por 22% do valor vendido no ano. O VGV contou com 34% de participação de unidades até R$ 230 mil, 32% da faixa entre R$ 230 mil e R$ 500 mil (32%), 9% entre R$ 500 mil e R$ 750 mil. O mesmo comportamento foi verificado na segmentação por faixa de área útil.

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