Empresários e especialistas debateram o novo momento do mercado imobiliário em evento que contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes 

 

O Plano Diretor Estratégico de São Paulo (PDE) foi um dos temas em evidência durante o Seminário Real Estate, promovido por Estadão e Lide na quinta-feira, 10/8, com a participação do prefeito Ricardo Nunes, teve os presidentes do Secovi-SP, Rodrigo Luna, e da Abrainc, Luiz França, entre os debatedores.

Na avaliação do prefeito, o novo PDE ficou quase 100%, “até porque, nada vai ser perfeito”. Disse ainda, que o Plano Diretor vai além da questão do zoneamento, por atrair investimentos para a cidade. “As pessoas sabem que podem investir aqui.”

Aprovado o PDE, a etapa seguinte é a revisão parcial da Lei de Zoneamento  (Lei 16.402/2016), que está em consulta pública e deve definir como o mercado imobiliário vai atuar nos próximos anos.

Nunes ressaltou que a capital paulista terá o maior programa habitacional de sua história, e comentou que o licenciamento de 320 mil de unidades, a partir de 2021, contribuiu para tirar a pressão da habitação.

O presidente do Secovi-SP, Rodrigo Luna, sugeriu aproveitar as 18 mil unidades habitacionais desocupadas no centro da cidade. Segundo ele, são unidades suficientes para o programa Pode Entrar e envolve áreas com toda a infraestrutura pronta.

“Imagina quanto custaria construir tudo aquilo. Estamos conversando para evoluir nisso”, disse Luna. “Não podemos deixar o centro como está. É uma vergonha.”

O presidente do Estadão, Francisco Mesquita Neto, destacou a parceria com o Lide para a realização do evento, que teve debates de alto nível e “deve ser o primeiro de muitos”. Segundo ele, a iniciativa reforça o compromisso da empresa em trazer, em suas reportagens, discussões que colaboram para a evolução e o crescimento sustentável do mercado imobiliário.

A mediação dos debates ficou a cargo de Flávio Amary, presidente do Lide Habitação e ex-secretário da Habitação de São Paulo, e do jornalista Circe Bonatelli, do Estadão/Broadcast.

 

 

 

 

 

Com informações do Estadão. Foto: Edson Lopes Jr./Secom – Prefeitura de SP