Documento do Secovi-SP está disponível para download

O Secovi-SP renovou sua adesão ao Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), iniciativa da qual é signatário desde 2009. A entidade, que representa toda a cadeia imobiliária do Estado de São Paulo, continuará defendendo e aplicando os dez princípios do Pacto relacionados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

No documento Comunicação de Engajamento, o Secovi-SP faz um balanço das atividades desenvolvidas no período de 2020 a 2022 no contexto dos dez princípios e em um cenário de pandemia. “O Secovi-SP teve papel preponderante para o setor, a sociedade e a economia do País durante esse período crítico de covid-19, doença que pegou a todos de surpresa”, destaca Ely Wertheim, presidente executivo do Secovi-SP, referindo-se às ações promovidas pela entidade para esclarecer, orientar e manter o segmento atuante, dentro de padrões de segurança da saúde e do bem-estar de todos.

Ações de engajamento – Diálogos com órgãos governamentais e institucionais, que permitiram os debates em torno do fortalecimento da cadeia imobiliária, do acesso à moradia digna pela população e do enfrentamento de questões setoriais de interesse nacional estão contidos no documento do Secovi-SP. 

O trabalho conjunto com outras entidades para o lançamento do Guia Prático de Acessibilidade em Unidades Residenciais, e as ações permanentes de responsabilidade social com o Programa Ampliar Secovi-SP e o Gentilezas Urbanas,  preponderantes para auxiliar no combate à fome de famílias em situação de vulnerabilidade social durante a pandemia de covid-19.

No início de 2022, foi concluído e implantado o Sistema de Integridade e Compliance do Secovi-SP (SICS). Código de Conduta e documentos complementares estão disponíveis em um Canal de Ética a todas as partes interessadas e acessível 24 horas por dia. Ainda, foi elaborado o Guia Prático LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), publicação que aborda os principais aspectos da Lei 13.709/2018, e que afetam as atividades de incorporação, loteamentos, intermediação, locação e administração de imóveis e condomínios, além dos pontos de conexão entre esses players do mercado.

A entidade também lançou o curso ESG na prática – sigla para Environmental, social and Governance, o novo protagonismo sustentável das organizações, oportunizando a ampliação e o  aprofundamento, sob a perspectiva ESG, a compreensão acerca dos desafios ambientais, sociais e econômicos e como eles podem representar riscos e ameaças e, ao mesmo tempo, ser o caminho para a viabilidade, perenidade e legado das organizações.

E um dos destaques do período, foi a parceria de sucesso entre Secovi-SP e Fundação Getúlio Vargas para a realização, em abril deste ano, da 1ª Semana de Imersão Imobiliária, proporcionando aos estudantes o desenvolvimento de habilidades para a elaboração de projetos estratégicos e eficazes voltados à transformação de pessoas e cidades.

O Secovi-SP sedimenta a sua postura ética, que norteia sua atuação no relacionamento com todos os setores da sociedade. Por esse motivo, a entidade que está empenhada em fortalecer o cumprimento das leis, combatendo a corrupção em todos os níveis, assim como disseminar os conceitos de compliance aos seus associados, colaboradores e demais stakeholders. Estas e outras ações podem ser conferidas na íntegra do documento Comunicação de Engajamento – Pacto Global 2020 – 2022, disponível para download.

 

 

           Secovi-SP é signatário da inicaitiva desde 2009

O Secovi-SP renovou sua adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), iniciativa da qual é signatário desde 2009. Isso significa que a entidade, que representa toda a cadeia imobiliária do Estado de São Paulo, continuará defendendo e aplicando os dez princípios do Pacto relacionados a direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

No documento “Comunicação de Engajamento”, o Secovi-SP faz um balanço das atividades desenvolvidas nos últimos dois anos (2018-2019) no contexto dos dez princípios. “São várias as iniciativas implementadas pelo Sindicato da Habitação no sentido de construir uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, afirma Basilio Jafet, presidente da entidade.

Dentre as ações citadas, destacam-se os diálogos com órgãos governamentais e institucionais, que permitiram os debates em torno do fortalecimento da cadeia imobiliária, do acesso à moradia digna pela população e do enfrentamento de questões setoriais de interesse nacional. 

As contribuições à Lei Geral do Licenciamento Ambiental; o trabalho conjunto com outras entidades perante o Ministério de Direitos Humanos, e que culminou com o lançamento do Guia Prático de Acessibilidade em Unidades Residenciais; e as ações permanentes de engajamento, como o Projeto Ampliar, programa de responsabilidade social, e o Gentilezas Urbanas, iniciativa que incentiva as boas práticas de convivência e amor pela cidade; também estão relatados no relatório, assim como o trabalho de disseminação do conhecimento por meio de sua universidade corporativa, a UniSecovi, e de parcerias com outras instituições de ensino e órgãos governamentais. 

O Secovi-SP adota, ainda, uma política de combate à corrupção para aprovação de empreendimentos ou obtenção de documentos em organismos governamentais. A mesma postura norteia sua atuação no relacionamento com todos os setores da sociedade. Por esse motivo, a entidade reitera que está empenhada em combater a corrupção em todos os níveis e em disseminar os conceitos de ética e compliance aos seus associados, colaboradores e demais stakeholders. Estas e outras ações podem ser conferidas na íntegra do documento. Acesse o link.