José Carlos Martins, presidente da CBIC; e Celso Petrucci, em
coletiva de imprensa de apresentação dos dados do mercado
imobiliário nacional

O mercado imobiliário nacional continua esboçando sinais de recuperação.

De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), foram lançados 33.199 imóveis residenciais no terceiro trimestre deste ano – o que representa um crescimento de 23,9% ante o mesmo período de 2018 e de 4,1% em relação ao segundo trimestre deste ano.

Em termos de vendas, foram 32.575 unidades comercializadas, número 15,4% superior ao apurado terceiro trimestre de 2018 e 4,9% inferior em relação ao segundo trimestre deste ano.

Ainda segundo a CBIC, o Minha Casa, Minha Vida respondeu por 56,9% dos lançamentos e 50,7% das vendas no período, enquanto os empreendimentos de médio e alto padrão responderam pelo restante dos projetos.

No acumulado de 12 meses, os lançamentos atingiram 122.757 unidades e as vendas, 129.139 imóveis. A oferta final em todas as regiões pesquisadas soma 124.644 unidades.

A capital paulista está entre as que puxaram para cima o patamar de lançamentos e vendas no País.

Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP e vice-presidente da área Imobiliária da CBIC, avalia que juros e inflação em baixa, somados ao novo modelo de financiamento iniciado pela Caixa, indexado pelo IPCA, abrem a possibilidade de entrada de novos modelos de concessão de crédito, com outros agentes e novos produtos.

Confira como foi a coletiva de imprensa de divulgação dos números.