Programação foi marcada pela discussão de temas relevantes para o mercado imobiliário em dois dias de painéis, precedidos das tradicionais visitas técnicas a empreendimentos icônicos da capital e da Região Metropolitana de São Paulo

Autoridades e especialistas debateram rumos do setor na Convenção Secovi-SP

A Convenção Secovi-SP 2024, realizada nos dias 26 e 27 de agosto, ofereceu extensa programação de painéis sobre temas relevantes para o setor, como política e programas habitacionais, inteligência de mercado, economia, crédito imobiliário, funding, insegurança jurídica, pauta urbanística, escassez de mão de obra, entre outros.

A abertura oficial foi prestigiada pelo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o Prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, a vice-presidente da Caixa, Inês Magalhães, o secretário nacional de Habitação do Ministério das Cidades, Hailton Madureira, secretários municipais, representantes de entidades de classe, dentre outras autoridades, que também participaram como debatedores em painéis realizados ao longo dos dois dias da 21ª edição do evento.

Além do auditório principal, o evento contou com uma Arena, dedicada ao debate sobre temas que afetam o setor. Abrindo a programação do espaço, o painel “Novas tecnologias e soluções para o mercado imobiliário” destacou o uso de recursos, como Inteligência Artificial, contratos digitais e softwares inovadores, para promover a produtividade, otimização de tempo e aperfeiçoamento da gestão.

Em seguida, Gustavo Zanotto e Jota Baptista, confundadores do Proptalks – plataforma de conteúdo, informação e educação para o mercado imobiliário – falaram sobre tendências, inovação, tecnologia, futuro e comportamento em um bate-papo descontraído e informativo, que abordou Inteligência Artificial, Redes Sociais, Branded Buildings, novos modelos habitacionais, aluguel every stay, entre outros.

Ainda sobre tecnologia, o painel “IA e Arquitetura Generativa: uma revolução na forma de projetar e construir” trouxe exemplos práticos do uso de Inteligência Artificial para otimizar projetos arquitetônicos e criar diversas possibilidades, de forma rápida e eficiente. Já o painel “Senai Climatec: Educação, Inovação & Negócios para a Indústria e a Sociedade” apresentou projetos inovadores para as atividades imobiliárias, que contribuem para aumentar a competitividade do setor.

O segundo dia começou com o tema “Efeitos práticos da tokenização no mercado imobiliário”, que destacou como funciona a tokenização imobiliária, vantagens, regulamentação, desafios e como essa novidade pode ser utilizada, além de mostrar exemplos e sanar as dúvidas dos participantes sobre smarts contracts (contratos inteligentes), gestão de propriedades no ambiente digital, transações fracionadas de ativos imobiliários e regulamentação para a tokenização de imóveis. A apresentação “Pavimento de Concreto – O Caminho do Futuro” trouxe detalhes e cases sobre o Pavimento Urbano de Concreto (PUC), solução tecnológica e rentável para uma variedade de obras de infraestrutura, abrangendo desde vias urbanas até rodovias.

Encerrando os debates na Arena, um time de especialista como debatedores participou do tradicional pinga-fogo da área de loteamentos, cujo foco foi no “Parcelamento do solo na era digital: Como a tecnologia pode acelerar o processo de aprovação e licenciamento dos loteamentos e seus principais desafios”.

No auditório principal, diretores do Secovi-SP apresentaram os principais atrativos das cidades-sede das Regionais da entidade no Estado de São Paulo; especialistas falaram sobre o cenário da poupança e as alternativas de funding; panorama atual e tendências do mercado residencial de São Paulo e de 221 cidades brasileiras, do segmento de escritórios e de condomínios logísticos; apagão da mão de obra e futuro da construção e insegurança jurídica, reforma tributária, dentre outros assuntos.

O dia 24 foi marcado por visitas técnicas a empreendimentos icônicos de São Paulo, precedidas de apresentação sobre o projeto vencedor do concurso da nova sede administrativa do governo paulista. Depois seguiram para as obras do Basílio 177, na região central, que prevê dois retrofits e a construção de uma nova edificação residencial, com 274 apartamentos de diferentes tipologias. À tarde, o grupo foi para a cidade de Cajamar, na Rodovia Anhanguera, onde visitaram a Prologis, a maior empresa de galpões logísticos do mundo.

Veja fotos do evento no Flickr do Secovi-SP.

Confira mais notícias sobre a Convenção Secovi-SP 2024:

Inovação, tecnologia e novas leis ganham destaque na Arena Convenção 2024
Painel analisa novos recursos para o crédito imobiliário
Convenção Secovi-SP: apagão da mão de obra é desafio para o setor
Painel reforça importância de segurança jurídica para o mercado imobiliário
Convenção Secovi-SP destaca potencial do interior paulista
Na Convenção Secovi-SP, especialistas apontam fundings alternativos para o mercado
Arena de Inovação destaca IA, ESG e Reforma Tributária
Painel analisa cenário nacional e impactos no setor imobiliário
Especialistas apresentam panorama do mercado
Visitas técnicas abrem programação da Convenção Secovi-SP